segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Maternidade Darcy Vargas promove Semana de Aleitamento Materno


Na primeira semana de agosto, a Maternidade Darcy Vargas (MDV), em Joinville, comemora o 20º aniversário da Declaração de Innocenti e realiza a Semana de Aleitamento Materno, com o tema Hospital Amigo da Criança: 10 passos que valem uma vida! A abertura acontece hoje, segunda-feira, dia 2 de agosto, às 10h, no anfiteatro da MDV, na rua Miguel Couto, 44, bairro Anita Garibaldi, em Joinville.

Durante cinco dias, o evento vai destacar a importância do apoio à amamentação por parte da família, comunidade e profissionais de saúde. O apoio às mães é largamente reconhecido como fundamental para o estabelecimento da lactação. Além de ser o modo mais seguro e saudável de alimentação infantil, o aleitamento materno é, também, o mais barato.

Como política global de saúde pública, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a amamentação seja exclusiva até o sexto mês. A partir dessa idade, deve haver complementação com outros alimentos, mas o aleitamento ao peito pode ser mantido beneficamente até dois anos ou mais.

Todos os anos, desde 1992, este evento acontece em vários países do mundo e é um bom exemplo de como divulgar a lactação natural na nossa comunidade, mudando comportamentos e preparando uma geração mais saudável para o futuro.

A Maternidade Darcy Vargas possui o título de Hospital Amigo da Criança. Em todo o mundo, pelo menos em 156 países, mais de 20 mil unidades já receberam o título, mas nem 500 deles estão localizados em países desenvolvidos.

No Brasil, existem pelo menos 337 unidades hospitalares credenciadas como "Hospital Amigo da Criança". Nos municípios com hospitais com programas oficiais de estímulo à amamentação, estes funcionam como facilitadores da disseminação de informações consistentes sobre a importância do leite materno na alimentação infantil.

Apesar de todas as qualidades do aleitamento materno, ao final do século XIX, na época da Revolução Industrial, iniciou um declínio nas taxas mundiais de amamentação, que foi intensificado após a Segunda Guerra Mundial. Essa queda teve início nos centros urbanos de países desenvolvidos, estendendo-se gradativamente aos países em desenvolvimento.

Os motivos desse declínio são atribuídos aos processos de urbanização e industrialização. Entre outros, são citados o trabalho materno, as ocupações da mulher na sociedade moderna, o surgimento dos produtos lácteos exclusivos para lactentes, a valorização da mama como símbolo sexual, a falta de entusiasmo do pessoal de saúde, e a carência de conhecimentos das vantagens do aleitamento materno por parte das mães.

Um comentário:

Ministério da Saúde disse...

Olá blogueiro,

Dê ao seu filho o que há de melhor. Amamente!

Quando uma mulher fica grávida, ela e todos que estão à sua volta devem se preparar pra oferecer o que há de melhor para o bebê: o leite materno.

O leite materno é o único alimento que o bebê precisa, até os seis meses. Só depois se deve começar a variar a alimentação.

A amamentação pode durar até os dois anos ou mais.



Caso se interesse na divulgação de materiais e informações sobre esse tema, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

Obrigado pela colaboração!

Ministério da Saúde